Um projeto de inclusão digital como estratégia de relações públicas

Autores/as

  • Valmor RHODEN Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Lima Moreira Rhoden Universidade Federal do Pampa
  • Patricia Renner de Oliveira Acadêmica de Relações Públicas e bolsista do projeto

DOI:

https://doi.org/10.52203/pangea.v4i1.82

Palabras clave:

Inclusão digital, Relações Públicas, Estratégias

Resumen

O presente artigo é uma reflexão sobre um projeto de extensão intitulado Projeto de Inclusão Digital proposto pelo curso de Relações Públicas Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, campus São Borja em parceria com a loja Clean Informática e com Instituto Federal Farroupilha. O projeto que teve a sua primeira edição no ano de 2012 objetivou contribuir para a inclusão digital de alunos de escolas públicas do entorno da universidade. Como metodologia de trabalho foi proposto e realizado na primeira edição oito encontros que ocorreram no laboratório de informática da universidade, nos quais foram abordados conteúdos de nível básico do Windows e da internet. Através desta experiência prática pode-se constatar a importância das ações de extensão, visando à inclusão de alunos que ainda tem um acesso limitado as novas tecnologias. O Projeto também deu visibilidade à imagem da empresa parceira através das atividades e funções de Relações Públicas. Atualmente este projeto vem sendo ampliado. No ano de 2013 mais quatro turmas estão participando das aulas, o que demonstra a relevancia.da inclusão digital no processo de desenvolvimento tanto educacional como social e para a própria imagem da empresa envolvida, além da aprendizagem que proporciona aos alunos bolsistas do curso de Relações Públicas.

Citas

BECKER, Maria Lúcia. Inclusão digital e cidadania; as possibilidades e as ilusões da solução tecnológica. Ponta Grossa: UEPG, 2009.

CRUZ, Renato. O que as empresas podem fazer pela inclusão digital. São Paulo: Instituto Ethos, 2004.

GRUNIG, James; FERRARI, Maria Aparecida; FRANÇA, Fabio. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Paulo: Difusão, 2009

MARCONI, Joe. Relações Públicas: O guia completo / Joe Marconi. Tradução Anna Maria Dalla Luche. – São Paulo: Cengage Learning, 2009.

PELLANDA, Nize. M. C.; SCHLÜNZEN, Elisa. T. SCHLÜNZEN, Klaus. S. J.(orgs.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

RAMOS, Sérgio. Tecnologias da Informação e Comunicações: conceitos básicos. Disponível em:<http://livre.fornece.info/media/download_gallery/recursos/conceitos_basicos/TICConceitos_Basicos_SR_Out_2008.pdf> Acessado em: 16 de abril 2013.

SIVEIRA, S. A. Exclusão Digital: a miséria na área da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

STRUNCK, Gilberto Luiz. Identidade Visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa Emp, 1989.

WEY, Hebe. O processo de relações públicas/ Hebe Wey. – São Paulo: Summus, 1986.

Descargas

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

RHODEN, V., Lima Moreira Rhoden, J., & Renner de Oliveira, P. (2013). Um projeto de inclusão digital como estratégia de relações públicas. Pangea. Revista De Red Académica Iberoamericana De Comunicación, 4(1), 126–135. https://doi.org/10.52203/pangea.v4i1.82