A melhor idade: o curso de Relações Públicas da UFSM aos seus 40 anos
DOI:
https://doi.org/10.52203/pangea.v4i1.62Palabras clave:
Formação, Educação, Eventos, Relações PúblicasResumen
O resgate da trajetória histórica do curso de Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas – RP – da Universidade Federal de Santa Maria – também grafado UFSM – já foi realizado por Silveira (2003), Barichello e Martins (2005) e Barichello et al.(2012), a bibliografia que privilegia a história do curso de RP da UFSM é bastante rica, ainda assim, esforços são necessários para complementação de aspectos não abordados. O presente trabalho pretende inter-relacionar, analisar e complementar estudos que resgatam a memória e avaliam as condições presentes do bacharelado em Relações Públicas da UFSM, a partir dos resultados do projeto de pesquisa “Uma proposta de auto-avaliação e resgate da história do curso de Relações Públicas”.
O curso de Relações Públicas da UFSM completou 42 anos de existência no dia 15 de abril de 2013, data que marca oficialmente a sua criação através de decreto lei, publicado no Diário Oficial da União no ano de 1971. Durante as suas quatro décadas de experiência formativa a graduação passou por diversas modificações internas: curriculares e estruturais. Em paralelo, as mudanças externas de localização, afirmação institucional, até alterações políticas, econômicas e sociais relacionadas à cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, e de demandas estaduais e federais.
O estudo complementa em alguns aspectos questões não presentes na bibliografia supracitada, primeiro um quadro atualizado completo de todos os dirigentes do Departamento de Ciências da Comunicação, o que auxiliará a compreender o desenvolvimento do curso; outro ponto é a trajetória das assessorias de relações públicas e suas respectivas divulgações, por meio, da Mostra de Assessorias de Relações Públicas – MARP –; segundo, o momento atual do curso, como registro histórico à passagem para quinta década e sexta grade curricular. Posto que, as transformações necessitam de registro, considerando mudanças constantes e aceleradas que ocorrem na contemporaneidade.
Nesse viés, nosso objetivo é resgatar a história do curso de Relações Públicas, para que possamos refletir sobre suas perspectivas a partir do seu desenvolvimento e das diversas contribuições sociais e científicas ao longo dos seus 40 (quarenta) anos de existência. O trabalho se desenrola através das quatro décadas passadas e ao fim projeta perspectivas para quinta década que se iniciou, seguindo a estrutura seguinte, (1) primeira década, criação do curso e desenvolvimento inicial; (2) segunda década, as primeiras assessorias; (3) terceira década, fortalecimento da atividade profissional; (4) quarta década, grande desenvolvimento da Comunicação Social; (5) quinta década, perspectivas futuras.
Referencias
Baccin, A. N., Silveira, Santos, C. P., Barichello, E. M. M. R. (1997). Campo profissional e mercados de trabalho em comunicação social dos egressos da FACOS. Anais do III Seminário de avaliação institucional da produção do CCSH. Santa Maria: CCSH, p.61 – 62.
Barichello, E. M. M. R.; Martins, A. P. (2005) Trajetórias: memórias do curso de comunicação social da UFSM. FACOS-UFSM: Santa Maria.
Barichello, E. M. M. R.; Rhoden, V.; Rosa, R. (2012). Curso de Relações Públicas da UFSM: apontamentos sobre os currículos (1972-2011). Conexão: Comunicação e cultura v.11 n.21.
Curvello, J. J. A. (2002). Comunicação interna e cultura organizacional. São Paulo: Scortecci: São Paulo.
Granez, M. S., Silveira, A. C. M. (1993). A práxis institucional da Faculdade de Comunicação Social e a delimitação do objeto teórico da comunicação. Anais da III Jornada de Pesquisa. Santa Maria: Gráfica Universitária, p. 439.
Ministério da Educação. (2004). INEP. Orientações gerais para o roteiro da auto-avaliação das instituições. INEP: Brasília.
Ministério da Educação. (2008). Instrumento de avaliação institucional externa. INEP: Brasília.
Universidade Federal de Santa Maria. (1996). Estatuto da UFSM. UFSM: Santa Maria.
Universidade Federal de Santa Maria. (2000). Projeto Político-Pedagógico da UFSM. UFSM: Santa Maria.
Universidade Federal de Santa Maria. (2010). Projeto Político-Pedagógico do Curso de Relações Públicas da UFSM. UFSM: Santa Maria.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Marcos Júnior Junges Panciera, Flavi Ferreira Lisboa Filho, Carlos Eduardo Figueirôa Arruda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es