O Fotojornalismo do Big Picture: notícias contadas por fotografias
DOI:
https://doi.org/10.52203/pangea.v4i1.65Palabras clave:
Fotojornalismo, Big Picture, Escenarios digitales, Cultura visual, nova era da informaçãoResumen
Estudar a fotografia é importante porque ela está relacionada com o desenvolvimento da sociedade e porque é apropriada por diversas disciplinas, como a história, a sociologia, a antropologia, a arquitetura, dentre outras. Podemos enxergar o mundo através de diversas óticas e uma dela é perceber a fotografia como dispositivo de comunicação.
O artigo teve como objetivo geral um estudo no campo da Comunicação, mais especificamente da Cultura Visual e do Fotojornalismo, através da reflexão e análise referente ao objeto ainda pouco estudado, que são as imagens fotojornalísticas propagadas por um suporte virtual. Foi feito um recorte de imagens do site Big Picture, que tem como finalidade contar notícias através de fotografias, com a função de produzir informação imagética na Internet.
O site Big Picture é um exemplo de como os dispositivos imagéticos atuais precisam ser observados pois procuram produzir uma nova experiência sensitiva para o espectador. A exploração de mecanismos que contribuam para esse novo caminho faz com que os diálogos com outras mídias ou mesmo com a bagagem do espectador se multiplique. A fotografia se insere nesse caso. Ela é presença forte na expansão das manifestações contemporâneas, onde cada vez mais as imagens se tornam experiências de interação entre o dispositivo e o observador.
A partir daí, podemos citar o diferencial do site boston.com/bigpicture, cujo nome, “foto grande”, explica metaforicamente a sua intenção. As imagens aqui não são apenas acompanhamentos, elas são as notícias. São, em sua maioria, imagens digitais em alta resolução mostradas já em tamanho grande e funcionam como dispositivos de informação, uma vez que possuem a intenção de chamar a atenção dos leitores para elas e não, necessariamente para os textos. São imagens provenientes de vários locais da Internet, como as fotos da agência internacional de notícias Reuters e o site Gettyimage. Todos os dias vemos uma seleção de aproximadamente 30 fotos que narram os fatos que marcaram e que construíram notícias. Guerras urbanas, eventos naturais, festas populares, figuras populares, tudo isso de modo a tentar inovar num novo suporte, mas calcado na tradição do fotojornalismo.
Nesse sentido foi desenvolvido um estudo que abrange a Cultura Visual e nova era da informação, representada pela Internet, de modo a verificar os impactos desse novo suporte no cenário da Comunicação e, principalmente, como se dá a veiculação de imagens jornalísticas nesse meio.
Através dessa pesquisa, acreditamos que foi possível refletir sobre o papel da imagem como construtora de uma nova cultura na sociedade atual que abre caminho para novos sistemas de significados que estão presentes dentro da globalização e, consequentemente, na sociedade da informação. A reflexão permite o aumento do espaço teórico no que se refere à análise de imagens e a recepção midiática dentro de um contexto histórico-cultural. O estudo de imagens é, portanto, necessário para o entendimento das representações na atualidade e para o crescimento de novas propostas teóricas que tenham em pauta esse tipo de investigação.
Referencias
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Editora Papirus, 2004.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: BENJAMIN, W. et al. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Coleção Os Pensadores).
BIG PICTURE. Disponível em <http://www.boston.com/bigpicture>. Acesso em 2011 e 2012.
BUITONI, Dulcília H. S. Imagens semoventes: fotografia e multimídia no webjornalismo. Animus: revista interamericana de comunicação midiática. Universidade Federal de Santa Maria, v. VI, nº 1, p. 9-23, jan./jun. 2007.
BUITONI, Dulcília H. S. Hipermídia, hiperlinguagem e imagem complexa no webjornalismo. In: MARQUES, Ângela; COSTA, Caio Túlio, COSTA, Carlos; et al. Esfera Pública, Redes e Jornalismo. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.
BUITONI, Dulcília H. S. Fotografia e Jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
BUITONI, Dulcília H. S. Imagens Contemporâneas: complexidades e interfaces. Revista Líbero. São Paulo, v. 15, n. 29, p. 71-80, jun. de 2012.
BUITONI, Dulcília H. S. Em busca de complexidades imagéticas. Trabalho apresentado no GP Fotografia do XII Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
CATALÀ, Josep M. La imagen compleja. In: La Imagen Compleja. Barcelona: UAB, 2005.
CATALÀ, Josep M. A Forma do Real: introdução aos estudos visuais. São Paulo: Editora Summus, 2011.
HORN, Evelyse Lins. Fotografia-Expressão: a fotografia entre o documental e a arte contemporânea. Disponível em: <http://www.poscom.ufc.br/arquivos/fotografia_express%E3o.pdf>. Acesso em novembro de 2012.
KOBRÉ, Kenneth. Fotojornalismo: uma abordagem profissional. Rio de Janeiro: Elsevier Editora LTDA, 2011.
ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Anna Letícia Pereira De Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es