Articulação analógico-digital na transmídia de não-ficção latino-americana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52203/pangea.v13i1.174

Palabras clave:

Transmídia, Não-ficção, América Latina, Analógico-digital

Resumen

Este trabalho aborda a lógica transmídia no campo da não ficção latino-americana – um modelo produtivo cuja particularidade é a distribuição de conteúdos por várias plataformas ou cenas comunicativas, as quais, embora interligadas, precisam oferecer contribuições originais ao todo. Buscamos explicar por que, mesmo em um cenário de alta tecnologia, equipamentos sofisticados, intensa plataformização do cotidiano e desenvolvimento de metaversos, esse tipo de projeto tem combinado plataformas digitais a objetos analógicos, campanhas territoriais e eventos presenciais, como outdoors, palestras, mostras, instalações, rotas guiadas e projeções urbanas. Recorrendo metodologicamente à pesquisa bibliográfica, identificamos três argumentos centrais, que se relacionam para explicar tal estratégia. A incorporação do analógico e de suas derivações: a) expande os relatos; b) permite acessar novos públicos e c) constrói experiências singulares de consumo. Em trabalhos futuros, o tema deve ser investigado também a partir de outras metodologias, a exemplo da observação direta de produções em andamento e da entrevista com realizadores.

Referencias

Alzamora, G. (2019). A semiotic approach to transmedia storytelling. In M. Freeman, & R. Gambarato (Eds). The Routledge companion to transmedia studies (pp. 438-446). Routledge.

Ardini, C., & Caminos, A. (2018). Contar (las) historias: manual para experiencias transmedia sociales. Córdoba: Conexión.

Balbi, G., & Magaudda, P. (2018). A history of digital media: An intermedia and global perspective. Routledge.

Canavilhas, J. (2018). Journalism in the twenty-first century: to be or not to be transmedia? In R. Gambarato, & G. Alzamora (Eds). Exploring transmedia journalism in the digital age (pp. 1-14). Hershey: IGI Global.

Cramer, F. (2015). What is ‘Post-digital? In D. Berry, & M. Dieter (Eds). Postdigital aesthetics: Art, Computation and Design (pp. 12-26). Palgrave.

Elleström, L. (2021). As modalidades das mídias II: um modelo expandido para compreender as relações intermidiais. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Fechine, Y. (2018). Transmidiação como modelo de produção: uma abordagem a partir de estudos da televisão e de linguagem. In L. Santaella, J. Massarolo, & S. Nesteriuk. Desafios da transmídia: processos e poéticas (pp. 42-63). São Paulo: Estação das Letras e Cores.

Freeman, M., & Gambarato, R. (2019). Transmedia Studies - Where Now? In M. Freeman, & R. Gambarato (Eds). The Routledge companion to transmedia studies (pp. 1-12). Routledge.

Gambarato, R. (2019). A design approach to transmedia projects. In M. Freeman, & R. Gambarato (Eds). The Routledge companion to transmedia studies (pp. 401-409). Routledge.

Gifreu-Castells, A. (2020). Documental Interactivo como Narrativa Compleja: Autor, Receptor, Modelo de Negocio y Preservación. In: R. Longhi, A. Lovato, & A. Gifreu-Castells. Narrativas Complexas (pp. 75-95). Aveiro: Ria Editorial.

Gifreu-Castells, A. (2016). El ámbito de la no ficción interactiva y transmedia: aproximación a cuatro formas de expresión narrativa. Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, (9), 871-891.

Gruszynski, A. Design editorial e publicação multiplataforma (2015). Intexto (34), 571-588.

Hepp, A. (2019). Deep mediatization. Londres: Routledge.

Hjarvard, S. (2015). Da mediação à midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, (3) 51-62.

Igarza, R. (2017). Escenas transmediales. In F. Irigaray (Coord.). Transmediaciones: creatividad, innovación y estrategias en nuevas narrativas (pp. 11-20). Buenos Aires: La Crujía.

Irigaray, F. (2019). Territorialidad Expandida en el Documental Transmedia. In F. Irigaray, V. Gosciola, & T. Piñero-Otero (Orgs.). Dimensões Transmídia (pp. 390-412). Aveiro: Ria Editorial.

Jenkins, H. (2008). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.

Lima, T., & Mioto, R. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, (10), 37-45.

Liuzzi, A. (2014). Transmedia “historytelling”: de documentales interactivos y géneros híbridos. In F. Irigaray, & A. Lovato (Eds.). Hacia una comunicación transmedia (pp. 65-86). Rosário: UNR Editora.

Longhi, R., & Caetano, K. (2019). Valor-experiência no contexto do jornalismo experiencial. Galáxia, (42), São Paulo, 82-95.

López-García, X., & Vizoso, A. (2021). Periodismo de alta tecnología: signo de los tiempos digitales del tercer milenio. Profesional de la información, 30(3), 1-12.

Lovato, A. (2019). Diseño narrativo para AR y VR en proyectos transmedia de no ficción. Anais do Congreso de la red de carreras de comunicación social y periodismo, Salta, Argentina, 21. Não paginado.

Lovato, A. (2017). Periodismo transmedia: hacia un modelo de producción basado en experiencias de no ficción. In F. Irigaray, & A. Lovato (Eds). Comunicación post-convergente (pp. 58-73). Buenos Aires: La Crujía.

Lovato, A., & Irigaray, F. (2021). La no-ficción latinoamericana: del documental interactivo al documental transmedia. Hipertext.net, (23), 1-5.

Meyrowitz, J. (2010). Media evolution and cultural change. In L. Grindstaff, M. Lo, & J. Hall (Eds.). Handbook of cultural sociology (pp. 52-63). Routledge.

Meyrowitz, J. (2009). Medium theory: an alternative to the dominant paradigm of media effects. In R. Nabi, & M. Oliver (Eds.). The SAGE handbook of media processes and effects. SAGE.

Moloney, K. (2018). Designing transmedia journalism projects. In R. Gambarato, & G. Alzamora (Eds). Exploring transmedia journalism in the digital age (pp. 83-103). Hershey: IGI Global.

Moloney, K. (2019). Proposing a practical media taxonomy for complex media production. International journal of communication, (13), 3545–3568.

Moloney, K. (2012). Transmedia journalism as a post-digital narrative. Denver: University of Colorado Press.

Renó, D. (2013). Diversidade de modelos narrativos para documentários transmídia. Doc on-line: Revista digital de cinema documentário, (14), 93-112.

Rutledge, P. (2019). Transmedia psychology: creating compelling and immersive experiences. In M. Freeman, & R. Gambarato (Eds). The Routledge companion to transmedia studies (pp. 350-363). Routledge.

Ryan, M. (2004). Introduction. In Ryan, M. (Ed.). Narrative across media: the languages of storytelling (pp. 1-40). University of Nebraska Press.

Ryan, M. (2020). Narratologia transmídia e narrativa transmídia. Scripta Uniandrade, 18, 1-20.

Salvador, A (1981). Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina.

Scolari, C. (2017). El translector: lectura y narrativas transmedia en la nueva ecología de la comunicación. La lectura en España. Informe, 175-186.

Scolari, C. (2009). Transmedia storytelling: implicit consumers, narrative worlds, and branding in contemporary media production. International Journal of Communication, (3), 586-606.

Tosca, S., & Klastrup, L. (2018). An experience approach to transmedia fictions. In M. Freeman, & R. Gambarato (Eds). The Routledge companion to transmedia studies (pp. 392-400). Routledge.

Vázquez-Herrero, J., Benito, L., & Revello-Mouriz, N. (2021). Documental interactivo y transmedia en América Latina: modelos, temáticas y estrategias. Hipertext.net, (23), 7-20.

Descargas

Publicado

2022-12-05

Cómo citar

Articulação analógico-digital na transmídia de não-ficção latino-americana . (2022). Pangea. Revista De Red Académica Iberoamericana De Comunicación, 13(1), 1-10. https://doi.org/10.52203/pangea.v13i1.174

Artículos similares

1-10 de 35

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.