A melhor idade: o curso de Relações Públicas da UFSM aos seus 40 anos

Autores/as

  • Marcos Júnior Junges Panciera Universidad Federal de Santa Maria (Brasil)
  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Universidad Federal de Santa Maria (Brasil)
  • Carlos Eduardo Figueirôa Arruda Universidad Federal de Santa Maria (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.52203/pangea.v4i1.62

Palabras clave:

Formação, Educação, Eventos, Relações Públicas

Resumen

O resgate da trajetória histórica do curso de Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas – RP – da Universidade Federal de Santa Maria – também grafado UFSM – já foi realizado por Silveira (2003), Barichello e Martins (2005) e Barichello et al.(2012), a bibliografia que privilegia a história do curso de RP da UFSM é bastante rica, ainda assim, esforços são necessários para complementação de aspectos não abordados. O presente trabalho pretende inter-relacionar, analisar e complementar estudos que resgatam a memória e avaliam as condições presentes do bacharelado em Relações Públicas da UFSM, a partir dos resultados do projeto de pesquisa “Uma proposta de auto-avaliação e resgate da história do curso de Relações Públicas”.
O curso de Relações Públicas da UFSM completou 42 anos de existência no dia 15 de abril de 2013, data que marca oficialmente a sua criação através de decreto lei, publicado no Diário Oficial da União no ano de 1971. Durante as suas quatro décadas de experiência formativa a graduação passou por diversas modificações internas: curriculares e estruturais. Em paralelo, as mudanças externas de localização, afirmação institucional, até alterações políticas, econômicas e sociais relacionadas à cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, e de demandas estaduais e federais.
O estudo complementa em alguns aspectos questões não presentes na bibliografia supracitada, primeiro um quadro atualizado completo de todos os dirigentes do Departamento de Ciências da Comunicação, o que auxiliará a compreender o desenvolvimento do curso; outro ponto é a trajetória das assessorias de relações públicas e suas respectivas divulgações, por meio, da Mostra de Assessorias de Relações Públicas – MARP –; segundo, o momento atual do curso, como registro histórico à passagem para quinta década e sexta grade curricular. Posto que, as transformações necessitam de registro, considerando mudanças constantes e aceleradas que ocorrem na contemporaneidade.
Nesse viés, nosso objetivo é resgatar a história do curso de Relações Públicas, para que possamos refletir sobre suas perspectivas a partir do seu desenvolvimento e das diversas contribuições sociais e científicas ao longo dos seus 40 (quarenta) anos de existência. O trabalho se desenrola através das quatro décadas passadas e ao fim projeta perspectivas para quinta década que se iniciou, seguindo a estrutura seguinte, (1) primeira década, criação do curso e desenvolvimento inicial; (2) segunda década, as primeiras assessorias; (3) terceira década, fortalecimento da atividade profissional; (4) quarta década, grande desenvolvimento da Comunicação Social; (5) quinta década, perspectivas futuras.

Citas

Baccin, A. N., Silveira, Santos, C. P., Barichello, E. M. M. R. (1997). Campo profissional e mercados de trabalho em comunicação social dos egressos da FACOS. Anais do III Seminário de avaliação institucional da produção do CCSH. Santa Maria: CCSH, p.61 – 62.

Barichello, E. M. M. R.; Martins, A. P. (2005) Trajetórias: memórias do curso de comunicação social da UFSM. FACOS-UFSM: Santa Maria.

Barichello, E. M. M. R.; Rhoden, V.; Rosa, R. (2012). Curso de Relações Públicas da UFSM: apontamentos sobre os currículos (1972-2011). Conexão: Comunicação e cultura v.11 n.21.

Curvello, J. J. A. (2002). Comunicação interna e cultura organizacional. São Paulo: Scortecci: São Paulo.

Granez, M. S., Silveira, A. C. M. (1993). A práxis institucional da Faculdade de Comunicação Social e a delimitação do objeto teórico da comunicação. Anais da III Jornada de Pesquisa. Santa Maria: Gráfica Universitária, p. 439.

Ministério da Educação. (2004). INEP. Orientações gerais para o roteiro da auto-avaliação das instituições. INEP: Brasília.

Ministério da Educação. (2008). Instrumento de avaliação institucional externa. INEP: Brasília.

Universidade Federal de Santa Maria. (1996). Estatuto da UFSM. UFSM: Santa Maria.

Universidade Federal de Santa Maria. (2000). Projeto Político-Pedagógico da UFSM. UFSM: Santa Maria.

Universidade Federal de Santa Maria. (2010). Projeto Político-Pedagógico do Curso de Relações Públicas da UFSM. UFSM: Santa Maria.

Descargas

Publicado

2013-10-01

Cómo citar

Junges Panciera, M. J., Ferreira Lisboa Filho, F. ., & Figueirôa Arruda, C. E. (2013). A melhor idade: o curso de Relações Públicas da UFSM aos seus 40 anos. Pangea. Revista De Red Académica Iberoamericana De Comunicación, 4(1), 136–148. https://doi.org/10.52203/pangea.v4i1.62